textos + recentes

  1. Atualidades
  2. Diversão & Arte
  3. Humor
  4. Oficina Santa Sede
  5. Relacionamentos
A globalização aproxima diversas sociedades em âmbitos econômicos, sociais e culturais. Os últimos anos mostram a enorme velocidade desta expansão de ideias, que deixam o mundo cada vez menor e alteram o formato das relações entre as pessoas. – Oi Paulo, tudo bom cara? Que saudade! — Jair chegava na casa do seu amigo que não via…
  1. Diversão & Arte
  2. Humor
  3. Oficina Santa Sede
DECRETO Nº. 2.468.245.982.403, de 21 de dezembro de 2018. O GOVERNADOR DO ESTADO DO TEMPO, no uso da atribuição que lhe foi conferida há 4,6 bilhões de anos, por DEUS, e de acordo com as leis superiores, DECRETA: Art 1º. Está aberta oficialmente a temporada de verão no Rio Grande do Sul. Art 2º. Ao…
  1. Atualidades
  2. Oficina Santa Sede
  3. Poética
  4. Política
  5. Relacionamentos
Passei por essas plácidas colinas E vi do asfalto, barulhento, tiroteio findar vidas de forma repentina. Vejo o homem da milícia, armado domina o morro: algoz dessas ruínas que exclama com clareza: aqui o caralho! Ó coragem “do polícia”! Ó vasta desolação da viúva, estéril esperança que o não retorno a casa devasta. Largas enchentes…
  1. Atualidades
  2. Diversão & Arte
  3. Oficina Santa Sede
  4. Poética
E agora, Verão? O happy hour acabou, a piscina fechou, a brisa sumiu, a noite chegou, e agora, Verão? e agora, Você? Você que não é ameno, que esquenta os corpos, Você que traz lembranças, que anima, enfraquece? e agora, Verão? Está sem guarda-sol, está sem biquini, está sem caipirinha, já não pode beber, já…
  1. Atualidades
  2. Oficina Santa Sede
  3. Relacionamentos
Abraço: Flexão do verbo abraçar na: 1ª pessoa do singular do presente do indicativo. Substantivo masculino da ação de envolver algo ou alguém com os braços, mantendo essa pessoa ou coisa próxima ao peito; amplexo; demonstração de carinho, de amor, de afeto ou de amizade, geralmente feita após uma mensagem verbal ou escrita. Embora o…
  1. Atualidades
  2. Diversão & Arte
  3. Oficina Santa Sede
  4. Relacionamentos
Ouvi inúmeras vezes meus pais contarem que quando eu era pequeno, não podia passar em frente a um fliperama que queria entrar a todo custo. Até certa idade ficava sentado nos equipamentos, mexendo nos botões, achando que jogava. Mas quando passei a entender e controlar os comandos de verdade, o vício por aquele mundo virtual…
  1. Atualidades
  2. Humor
  3. Oficina Santa Sede
  4. Relacionamentos
Quando o despertador toca e me espreguiço para tirar o sono que ainda carrego em meus olhos, sempre abro a janela e olho para o meu jardim. Minha grama já passou do tempo de ser cortada. A bergamoteira este ano, sei lá, parece que não vai dar tantos frutos. Os pássaros pulam entre ela e…
  1. Diversão & Arte
  2. Humor
  3. Oficina Santa Sede
  4. Poética
Lá não conheço ninguém Lá tenho dança, castanhola e paella No bar que escolherei Vou-me embora para a Espanha Vou-me embora para Espanha Aqui estou na incerteza com o Zé Por lá serei mulher que dança Que toma caña e sapateia pra gritar: “OLÉ!!!!” Pedirei um café solo Comerei tosta com um madrileno sem encrenca……

textos + curtidos

  1. Oficina Santa Sede
  2. Poética
Durmo tarde. Levanto amassado. Engomo a roupa. Percorro longos caminhos. Desvio de bons atalhos. Misturo as estações, me perco nas filas. Embarco, por sorte. Piso na grama, de sapato. Almoço qualquer comida, engulo qualquer sapo. Recuso convite para um chopp. Declino da dança. Perco o passo. Ignoro o verso, mais ainda o parágrafo. Fujo da…
  1. Oficina Santa Sede
  2. Poética
Exposto na penumbra, o quadro anônimo se esconde, delimitado por uma moldura já desgastada que abraça formas e sentimentos de uma cena quase surreal, e melancolicamente cotidiana. Na tela, alheio ao cheiro de linhaça e à textura embolorada, um homem e seu coração descompassado se misturam a outros elementos, esparsos, envoltos numa tonalidade tímida e…
  1. Atualidades
  2. Humor
  3. Política
Motivação é um atributo indispensável nesses tempos indóceis que estamos tropeçando, digo, atravessando. Claro, o sujeito motivado consegue atingir melhores resultados, entrega mais e melhor, chega mais longe. Ter um motivo para agir faz toda a diferença. Agora, um burro motivado, aclamado e empoderado, pode colocar entulho e acima de todos e tudo por água…

faça mais no eu cronista

escolha e siga seus autores e  categorias de texto preferidas, curta e comente textos, marque o texto e leia depois, etc.

E tudo sem custo! 
Vem, publique e compartilhe
seus textos.

Quer ter um site de crônicas só seu?

Criamos, hospedamos e atualizamos seu site ou repositório de crônicas ou contos. Basta nos enviar o texto por email ou whatsapp, e nós inserimos no seu site. Se preferir, você mesmo(a) publica. 

avaliações

Leu e gostou do texto?

Curta, comente, avalie.
O autor agradece!

conte um conto

apoie nossos parceiros

Panfletário

artes web, e-books, hospedagem e manutenção de sites e blogs

Santa Sede

a oficina literária mais boêmia do RS! Visite o site e inscreva-se!

Cambiomundi

câmbio turismo, moedas estrangeiras, cartão e transferências internacionais

Casamundi

viagens e experiências, encontros, cursos, palestras, eventos literários e mais!

Não perca um só texto!

receba atualizações por email

não praticamos spam. leia nossa política de privacidade.

close

Não perca um só texto!

inscreva-se e receba novos textos a cada semana na sua caixa de mensagens

não praticamos spam! leia nossa política de privacidade.