liberte seu texto!

Fotos e novelas: a história do meu nome

No tempo deste parágrafo, Nadir, que era “de Carvalho”, ainda era mãe só de uma, irmã de quatro, e filha. Anos à frente, passa tempo, seria também mãe de cinco, como Olívia, que era “de Oliveira”, sua mãe, a Vó. Um dia, do nada, se tornariam sozinhas, mulheres de maridos ausentes, jogadas no azáfama…

Estágio no Céu

Pairando no espaço, à sua frente, com o título “Planeta T - Itens a Regularizar” e um enorme carimbo “URGENTE” em vermelho no alto, o documento parecia desafiá-lo. Pensativo, sentado de lado na Alpha Centauri, o estagiário se remexia todo, incomodado, tentando coçar o traseiro numa das pontas da…

O Problema

“É perigoso ter muitas mulheres. Quem tem seis, por exemplo, tem cinco oportunidades de ser enganado.” Antonio Maria Florêncio entrou no bar e buscou a penumbra. O canto estratégico, mal iluminado e perto do banheiro masculino, o recebeu de sombras abertas, cúmplice de seu desejo de…

Os seios de Tereza

Segundo pesquisa recente, o primeiro amor, apesar de querido e bem reputado, é um conceito um tanto nebuloso para boa parte da população. Cerca de cinquenta por cento dos entrevistados não conseguiram precisar, ou definir, o momento em que descobriram estar lidando com ele. Entre respostas…

Classificados Carentes

Jornal Top de Linha - Classificados Carentes - 01/02/2010 Homem Solteiro Procura - Loiro, alto, másculo, bonitão, financeiramente estabilizado. Procuro mulheres para relacionamento sério. Sou estilo Vinícius, poeta e exigente. Quero beleza e estereótipo, independente de raça. Pode ser uma bela…

O dia em que a Terra parou. De vez.

Logo nas primeiras cenas, em belo preto e branco, uma estranha nave prateada, com formato de tampa de panela, aterrissa num amplo jardim, localizado no centro do poder. Ao mesmo tempo, comoção, paranoia e discussões inflamadas atingiam audiências mundo afora. O ano era 1951. E o filme, “O dia em que…

Triagem

- Fechamos o lote principal? - Sim. Agora falta o outro grupo. Ocorrências diversas. - Vamos acabar logo com isso. Quem é o primeiro? - Esta figuraça aqui. Tentou subornar um policial que estava aplicando uma multa. - Típico marginal. Manda ver, lado esquerdo. Próximo. - Este aqui furou a fila…

Vida, sobre tela

Exposto na penumbra, o quadro anônimo se esconde, delimitado por uma moldura já desgastada que abraça formas e sentimentos de uma cena quase surreal, e melancolicamente cotidiana. Na tela, alheio ao cheiro de linhaça e à textura embolorada, um homem e seu coração descompassado se misturam a outros…

Doutor Lindo

Lindomar era feio. Muito feio. Mas não o tipo “feio-normal”, daqueles que causam, à primeira vista, uma certa estranheza alheia, seguida de um enternecido e quase silencioso “putz, que dó!”. Tampouco era do tipo “feio-clichê”, cujo reflexo, dizem, quebraria espelhos e acumularia anos de azar. Na…

Vou prá Nova York, tchau

I want to wake up In that city that never sleeps… Nova Iorque fascina. Ou, pelo menos, eu acho que fascina. Todos que a conhecem, ou conheceram, dizem que é um daqueles lugares que tem a capacidade de englobar, sintetizar, apaixonar. Outros dizem que ela é demais: gente demais, barulho demais,…