liberte seu texto!

Descarilho

Durmo tarde. Levanto amassado. Engomo a roupa. Percorro longos caminhos. Desvio de bons atalhos. Misturo as estações, me perco nas filas. Embarco, por sorte. Piso na grama, de sapato. Almoço qualquer comida, engulo qualquer sapo. Recuso convite para um chopp. Declino da dança. Perco o passo. Ignoro…

Fotos e novelas: a história do meu nome

No tempo deste parágrafo, Nadir, que era “de Carvalho”, ainda era mãe só de uma, irmã de quatro, e filha. Anos à frente, passa tempo, seria também mãe de cinco, como Olívia, que era “de Oliveira”, sua mãe, a Vó. Um dia, do nada, se tornariam sozinhas, mulheres de maridos ausentes, jogadas no azáfama…

Estágio no Céu

Pairando no espaço, à sua frente, com o título “Planeta T - Itens a Regularizar” e um enorme carimbo “URGENTE” em vermelho no alto, o documento parecia desafiá-lo. Pensativo, sentado de lado na Alpha Centauri, o estagiário se remexia todo, incomodado, tentando coçar o traseiro numa das pontas da…

O Problema

“É perigoso ter muitas mulheres. Quem tem seis, por exemplo, tem cinco oportunidades de ser enganado.” Antonio Maria Florêncio entrou no bar e buscou a penumbra. O canto estratégico, mal iluminado e perto do banheiro masculino, o recebeu de sombras abertas, cúmplice de seu desejo de…

Os seios de Tereza

Segundo pesquisa recente, o primeiro amor, apesar de querido e bem reputado, é um conceito um tanto nebuloso para boa parte da população. Cerca de cinquenta por cento dos entrevistados não conseguiram precisar, ou definir, o momento em que descobriram estar lidando com ele. Entre respostas…

Classificados Carentes

Jornal Top de Linha - Classificados Carentes - 01/02/2010 Homem Solteiro Procura - Loiro, alto, másculo, bonitão, financeiramente estabilizado. Procuro mulheres para relacionamento sério. Sou estilo Vinícius, poeta e exigente. Quero beleza e estereótipo, independente de raça. Pode ser uma bela…

O dia em que a Terra parou. De vez.

Logo nas primeiras cenas, em belo preto e branco, uma estranha nave prateada, com formato de tampa de panela, aterrissa num amplo jardim, localizado no centro do poder. Ao mesmo tempo, comoção, paranoia e discussões inflamadas atingiam audiências mundo afora. O ano era 1951. E o filme, “O dia em que…

Triagem

- Fechamos o lote principal? - Sim. Agora falta o outro grupo. Ocorrências diversas. - Vamos acabar logo com isso. Quem é o primeiro? - Esta figuraça aqui. Tentou subornar um policial que estava aplicando uma multa. - Típico marginal. Manda ver, lado esquerdo. Próximo. - Este aqui furou a fila…

Vida, sobre tela

Exposto na penumbra, o quadro anônimo se esconde, delimitado por uma moldura já desgastada que abraça formas e sentimentos de uma cena quase surreal, e melancolicamente cotidiana. Na tela, alheio ao cheiro de linhaça e à textura embolorada, um homem e seu coração descompassado se misturam a outros…

Doutor Lindo

Lindomar era feio. Muito feio. Mas não o tipo “feio-normal”, daqueles que causam, à primeira vista, uma certa estranheza alheia, seguida de um enternecido e quase silencioso “putz, que dó!”. Tampouco era do tipo “feio-clichê”, cujo reflexo, dizem, quebraria espelhos e acumularia anos de azar. Na…

Vou prá Nova York, tchau

I want to wake up In that city that never sleeps… Nova Iorque fascina. Ou, pelo menos, eu acho que fascina. Todos que a conhecem, ou conheceram, dizem que é um daqueles lugares que tem a capacidade de englobar, sintetizar, apaixonar. Outros dizem que ela é demais: gente demais, barulho demais,…